João António Rodrigues Paratudo

Data de Nascimento: 17 de outubro de 1936

Profissão: Reformado

Motivação:

Considera como motivação fundamental para a sua inscrição no Corpo de Bombeiros o facto da sua filha, Manuela Rodrigues, já pertencer à corporação antes dele, e a circunstância de, mesmo antes de ser bombeiro, já participar na comissão de festas e na organização de um concurso criado pelos bombeiros.

João Paratudo em discurso direto:

«Tinha cá a minha filha e além disso pertencia já à comissão de festas e à organização de um sorteio tipo totoloto, que criámos nos bombeiros para conseguir fundos para a associação.»

Intervenção:

Como chefe de secretaria, antes da “era informática”, entre outras funções, foi responsável pelas escalas de serviço, contagem de quilómetros das viaturas e controlo de combustíveis. Por este seu desempenho, em março de 1986, é Louvado pelo Comandante em exercício – Cmdt. Ceguinho – pelas suas qualidades, e tomado como exemplo a seguir, nos seguintes termos:

(…)mostrando um alto grau de personalidade e de competência que é justo fazer realçar perante todos os elementos daquela Associação.

Homem íntegro, não olha a sacrifícios nem a prejuízos dos seus tempos livres para executar qualquer tarefa em prol desta Associação, o bombeiro João Paratudo é um exemplo a seguir por todos os que envergam a prestigiosa farda de Bombeiro.


Atualmente, depois de se reformar, continua a colaborar com a Associação diariamente, na condução e transporte de doentes para consultas e tratamentos, além de colaborar ativamente em todas as atividades do corpo de bombeiros.

Pela sua postura ao longo dos anos, foi agraciado em 1 de maio deste ano, por ocasião das comemorações do 53º Aniversário da Associação, com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Cobre – da Liga dos Bombeiros Portugueses.

O que dizem dele…

«Falar do camarada João Paratudo, também conhecido, entre nós, como “Fire-man” ou “Mantorras”, não é difícil. É um amigo de todos os bombeiros, estando sempre pronto a ajudar quem dele precisa. É um bombeiro competente e trabalhador e muito estimado pelos doentes que transporta diariamente para o tratamento.

Que dizer mais? É um bombeiro português.»

Adalberto Pinto – Auxiliar

28.05.2004

Autor: Luís Neto

Nota dos Webmasters: Atualmente este Bombeiro já se encontra no Quadro Honra.

Deixe um comentário