Ata nº 115 – Assembleia Geral

Aos cinco dias do mês de março de mil novecentos e noventa e nove, reuniu no anfiteatro a Assembleia Geral Ordinária da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, pelas vinte horas e trinta minutos de acordo com os avisos convocatórios, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um – Apresentação de contas da gerência de 1998.
Ponto dois – Eleição de novos corpos gerentes.
Ponto três – Atribuição de poderes especiais a três elementos da Direção que for eleita.

Aberta a sessão e como à hora marcada não estivesse número legal de sócios, a Assembleia reuniu uma hora depois em segunda convocação com a presença de vinte e oito eleitores, inscritos devidamente legalizados.

Lida a ata da sessão anterior foi esta considerada correta, seguindo-se um período de trinta minutos, para se tratar de assuntos fora da ordem de trabalhos.

Não havendo nenhum sócio interessado no uso da palavra, Aníbal de Sousa Presidente da Assembleia Geral em conformidade com os restantes elementos da mesa, apresentou um voto de felicitação e reconhecimento para com Américo Silvestre pelo seu empenho e dedicação, traduzida agora na abertura da INTERNET, de uma página dos Bombeiros de Pinhal Novo, tendo sido aprovado por aclamação.

Imediatamente a seguir passou-se á apresentação das contas da gerência de 1998, pela voz do Presidente de Direção Joaquim Osório que elucidou pormenorizadamente todos os presentes sobre receitas e despesas. Seguiu-se o parecer do Conselho Fiscal pedindo a aprovação das contas do ano transato e um voto de louvor à Direção, tal como ao Comando e Corpo Ativo da Associação.

Posta à aprovação uma a uma, foram as duas primeiras aprovadas por unanimidade e a última por maioria com uma abstenção. As receitas totalizaram um montante de setenta e dois milhões oitocentos e oitenta e quatro mil setecentos e dezoito escudos e as despesas sessenta e oito milhões setenta e três mil trezentos e sessenta e oito escudos. Saldo do ano de 1997, doze milhões novecentos e seis mil duzentos e sessenta e um escudos. Saldo para 1999, dezasseis milhões setecentos e dezassete mil seiscentos e onze escudos. Total: oitenta e cinco milhões setecentos e noventa mil novecentos e setenta e nove escudos.

Segundo ponto: Eleição de novos corpos gerentes para 1999, tendo sido lido por Feliciano Gante, candidato a Presidente da Direção o programa eleitoral.

Antes do ato eleitoral foi acentuado pelo sócio António Mestre a pouca divulgação desta Assembleia e quanto ao movimento associativo deveriam ser criados mais eventos, a fim de chamar mais pessoas à associação.

Com vinte e oito presenças passou-se à votação, entrando na urna vinte cinco votos favoráveis, sendo eleita por unanimidade a única lista concorrente com a seguinte constituição:

Assembleia Geral
Presidente — Aníbal Guerreiro de Sousa
Vice-Presidente — Reinaldo Joaquim Gonçalves Serpa
Primeiro Secretário — Francisco Pinheiro Pimentel
Segundo Secretário — Serafim de Jesus Catarino Freitas

Direção
Presidente — Feliciano Cordeiro Gante
Vice-Presidente — Raul Manuel Gomes Nascimento
Primeiro Secretário — João Manuel da Silva Tocha Branco
Segundo Secretário — José Maximino Jorge Maçarico  
Tesoureiro — José Manuel Dias Guerreiro
Primeiro Vogal — Francisco José Cabreira Carvalheira
Segundo Vogal — Marcelino António Carvoeira

Conselho Fiscal
Presidente — Joaquim Augusto Osório Tomás
Vice-Presidente — Vítor Manuel dos Santos Matos
Secretário Relator — Acácio Cabrita Godinho

Seguidamente passou-se ao terceiro ponto; tendo sido posta e aprovado por unanimidade, uma proposta da Direção com o seguinte teor.

Propõe-se que sejam dados todos os legais poderes de representação, nomeadamente para movimentação de contas, junto de entidades bancárias aos seguintes diretores eleitos, nesta Assembleia: Presidente da Direção, Primeiro Secretário e Tesoureiro. Na ausência do Presidente da Direção, assume funções e poderes o Vice-Presidente da Direção. São sempre necessárias duas assinaturas. Sendo obrigatório a assinatura do Tesoureiro.

Pinhal Novo, 5 de Março de 1999

E não havendo mais assuntos a tratar, foi a sessão encerrada pelas vinte e três horas e trinta e cinco minutos, tendo sido lavrada a presente ata que depois de lida em voz alta e considerada correta, será assinada pelos membros da mesa presentes e por mim primeiro secretário da mesa da Assembleia Geral, Francisco Pinheiro Pimentel, que a redigi e subscrevo.    

Pinhal Novo, 5 de março de 1999.

O Presidente da Mesa

_______________________________
Aníbal Guerreiro de Sousa