Palmira Maria Santinhos Hortense

Posto: Vice-Presidente da Direção

Profissão: Técnica Superior na Segurança Social

Há dias sentei-me com a filha do Senhor Feliz para uma amena cavaqueira com o objetivo de vos dar a conhecer um pouco mais a nossa Vice-Presidente da Direção – Palmira Maria Santinhos Hortense-.

É verdade é filha do Senhor Feliz uma referência da minha meninice Pinhalnovense, que pastoreava um rebanho considerável por o todo o Pinhal Novo. Tinha a profissão do meu avô materno nesse Alentejo profundo e nesse tempo longínquo.

A Palmira é uma Pinhalnovense de gema, criada e nascida no Pinhal Novo, em casa, como ainda era hábito por meados da década de sessenta do século passado. É uma “Leoa” de 4 de Agosto.

Aderiu aos Bombeiros há relativamente poucos anos, mas, sempre foi uma observadora dos mesmos acompanhando à distância a sua vida, altos e baixos, fracassos  e conquistas.

Quando foi convidada para integrar o elenco diretivo da Direção nos Corpos Sociais eleitos em 2019 para o biénio 2020/2021, não exitou em dizer sim, presente.

Renovou esse compromisso para o biénio 2022/2023, encontrando-se agora como Vice-Presidente da Direção.

A Palmira Hortense já tem um neto e tem também duas filhas, uma com 29 e outra com 21 anos. Nasceu e cresceu em Pinhal Novo, onde fez parte da sua formação académica, a possível à data na localidade, tendo depois rumado a Palmela e ao Montijo numa primeira fase, até ingressar no IPS-Instituo Politécnico de Setúbal onde completou duas licenciaturas, uma em Gestão e a outra em Finanças.

Dando uso à sua formação académica a Palmira desenvolveu a sua atividade profissional numa Empresa ligada à automação industrial com a qual cessou contrato de mútuo acordo, quando a Empresa começou a registar dificuldades face à deficiente gestão de topo.

Enfim as empresas como as pessoas, nascem, crescem e morrem, apesar de algumas como poderá ser o caso, com ajuda (Estado e credores) poder ganhar novo ânimo e vida.

A Palmira também se dedicou à vida Empresarial por Conta Própria, tendo possuído Empresa ligada à Contabilidade, Assessoria e Consultadoria que vendeu com a passagem dos clientes que já detinha, quando começou a trabalhar por Conta de Outrem dado os problemas levantados de “incompatibilidade”.

Atualmente a Palmira é Técnica Superior na Segurança Social onde ingressou por concurso público.

A Palmira Maria também se envolveu na política. Desde cedo que sempre escreveu sobre política, por exemplo no saudoso “Linha do Sul” (lembram-se?), daquilo que achava justo e devido quer às pessoas individualmente, quer à sua terra -Pinhal Novo- e ao respetivo concelho.

Nunca se filiou em nenhum partido político a não ser no MIM-Movimento Independente pela Mudança onde conheceu o José Calado Gertrudes, atual Presidente da Direção da Associação, que a “recrutou” para os nossos Bombeiros. 

Neste âmbito da política concelhia, durante o anterior mandato participou, enquanto Vereadora eleita, em várias reuniões da Câmara Municipal, reuniões de executivo, onde interveio na defesa de todos os munícipes e dos seus interesses. 

Por último e quanto a perspetivas de futuro relativamente aos Bombeiros e à Associação referiu, que desejava e trabalhava todos os dias para que os Bombeiros tivessem tudo e do melhor, fossem cada vez melhores profissionais com adequada formação, e pessoalmente não descarta fazer um novo mandato na Direção da Associação. Lugares? Logo se vê… -referiu finalmente.  

E pronto, foi esta em resumo a conversa mantida com a Palmira Maria um destes dias durante umas horas do nosso tempo, num dia cinzento e ventoso deste Março que vai invernoso.

Felicidades e êxitos Palmira, quer pessoais, profissionais e no desempenho da Vice-Presidência na Direção da nossa Associação.

Março de 2022  

Fonte: Manuel A Garcia Frade – Presidente da MAG da AHBPN