Joaquim Manuel Parreira Castro

Posto: Bombeiro de 2ª Classe

Data de Nascimento: 9 de junho de 1975

Profissão: Bombeiro Industrial

Motivações:

Foi na Força Aérea Portuguesa (FAP) que teve o primeiro contacto com aquilo a que podemos chamar um corpo de bombeiros. Aos 17 anos, Joaquim Castro ingressa na FAP com a especialidade de OPSA – Operador de Sistemas de Assistência e Socorros. Aos «OPSA’s» compete assegurar a assistência, nomeadamente desencarceramento e combate a incêndios, às aeronaves militares.

Em 1999, depois de passar à disponibilidade das forças armadas, conhece o, então, Bombeiro de 3ª Classe Fábio Costa, que o convida para ingressar neste corpo de bombeiros.

Em outubro de 1998, é admitido no corpo de bombeiros e inicia o curso de formação inicial de bombeiro. Em dezembro do mesmo ano, inicia funções como bombeiro permanente assalariado, onde permanece até ao ano seguinte.

Com a experiência adquirida neste corpo de bombeiros, acumulada com os conhecimentos obtidos anteriormente na Força Aérea, é, em 1999, admitido na Autoeuropa como bombeiro industrial – situação que mantém até hoje, com as funções de operador de telecomunicações.

Ao longo dos anos, aprofundou os seus conhecimentos com inúmeras ações de formação, nomeadamente Curso Básico de Socorrismo, Certificado de Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios Florestais para Grupos de Primeira Intervenção, Operador de Central de Bombeiros, Condução Todo-o-Terreno e Combate a Incêndios Estruturais na Escola de Limitação de Avarias da Armada.

Recorda como experiências marcantes, enquanto bombeiro, quando interveio em diversas colunas de socorro no combate aos fogos florestais no Algarve e norte do país e ainda quando participou, como condutor da Unidade de Gestão Estratégica, nas operações de busca e salvamento na tragédia de Entre-os-Rios ou, ainda, nas operações de assistência à receção ao Papa, em Fátima.

Atualmente, participa ativamente na vida do corpo de bombeiros, quer na escala de voluntários, quer na escala dos Grupos Permanentes de Bombeiros (GPB), e também colabora como condutor do Posto de Emergência Médica (PEM) do INEM, instalado neste corpo de bombeiros.

Participou ainda, durante o mês passado, no dispositivo extraordinário de prevenção para o Campeonato da Europa de Futebol – UEFA Euro 2004.

O que dizem dele…

«O Castro é um elemento muito competente e participativo na vida do corpo de bombeiros. Como pessoa, é um pouco reservado, mas é muito humano e profissionalmente capaz.»

António Oliveira
Bombeiro de 2ª Classe

06.07.2004

Autor: Luís Neto

Nota dos Webmasters: Este Bombeiro, posteriormente desempenho o Cargo de 2º Comandante e Comandante interino nos Bombeiros de Pinhal Novo