Ata nº 99 – Assembleia Geral

Aos dezanove dias do mês de março de mil novecentos e noventa e três, reuniu a Assembleia Geral Ordinária da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, na sua sede, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, em prosseguimento da sessão de doze de março de mil novecentos e noventa e três, pelos motivos justificados na ata número noventa e oito, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um – Apresentação de contas de mil novecentos e noventa e dois.
Ponto dois – Eleição de novos corpos gerentes, para mil novecentos e noventa e três.
Ponto três – Atribuição de poderes especiais a três elementos da Direção que for eleita.

Aníbal de Sousa Presidente da Mesa da Assembleia Geral, ladeado pelos secretários, Francisco Pinheiro Pimentel e José Manuel Cameirinha Ferro, reabriu a sessão à hora marcada, agradecendo a participação de todos os presentes, tal como a excelente colaboração da Rádio Som do Pinhal na divulgação desta Assembleia, assim como António Costa pela preciosa colaboração no primeiro encontro de poetas no Pinhal Novo, realizado neste Salão.

Após a leitura das atas números noventa e sete e noventa e oito, os seus textos foram separadamente postos à consideração da Assembleia que os considerou corretos. Imediatamente a seguir foi dado um período destinado à discussão de qualquer assunto for a da ordem de trabalhos. Não havendo nenhum associado interessado no uso da palavra, o Presidente da Mesa Aníbal de Sousa pediu à Direção que procedesse à apresentação de contas do ano de mil novecentos e noventa e dois, a qual foi lida pelo primeiro secretário da Direção, José Gariso Ribeiro Morgado.

José António Guerreiro, Presidente do Conselho Fiscal fez o balanço da gestão atual Direção, passando-se imediatamente à leitura do relatório do Conselho Fiscal, pelo Vice-Presidente João Augusto da Cunha Cabete.

O sócio António Sousa Presidente da Rádio Som do Pinhal, pediu alguns esclarecimentos sobre a evolução dos associados e o nível de despesas, aos quais respondeu pormenorizadamente o Presidente da Direção.

Do relatório do Conselho Fiscal constataram três pontos a saber.

1º – Que aproveis o relatório e contas do ano transato.

2º – Que aproveis um voto de louvor à atual Direção.

3º – Que aproveis um voto de louvor ao Corpo Ativo da Associação.

Postos à aprovação pela sua ordem, foram os mesmos aprovados por unanimidade.

Pelo segundo secretário da mesa José Manuel Cameirinha Ferro, foram apresentados os candidatos da única lista concorrente. Dos trinta e um eleitores inscritos, na altura da votação encontravam-se trinta, os quais elegeram a única lista entrada, com os seguintes resultados.

Votos a favor – 29

Votos contra – 1

Sendo a presente lista eleita por maioria, e que tem a seguinte constituição:

Assembleia Geral                  
Presidente – Aníbal Guerreiro de Sousa                  
Vice-Presidente – Alberto de Sousa Ferro                   
Primeiro Secretário – Francisco Pinheiro Pimentel                  
Segundo Secretário – José Manuel Cameirinha Ferro

Direção                  
Presidente – José Carlos Henriques                  
Vice-Presidente – Feliciano Cordeiro Gante                   
Primeiro Secretário – José Gariso Ribeiro Morgado                     
Segundo Secretário – Fernando Lucinda dos Reis                  
Tesoureiro – Acácio Cabrita Godinho                   
Primeiro Vogal – José Maximino Jorge Maçarico                   
Segundo Vogal – José Manuel Cardoso Santos

Conselho Fiscal                   
Presidente – José António Guerreiro                  
Vice-Presidente – Marcelino António Carvoeira                   
Secretário Relator – Serafim de Jesus Catarino Freitas

Consumada a eleição da nova Direção, seguiu-se o terceiro ponto da ordem de trabalhos: Atribuição de poderes especiais a três elementos da Direção eleita, proposta apresentada à mesa, e que consta do seguinte teor, lida pelo Presidente da Mesa antes de ser posta à aprovação.

Considerando que, para bom funcionamento administrativo desta Associação e no que diz especial respeito à passagem de cheques, a Associação utiliza um sistema de três assinaturas para com todas as entidades bancárias. Assim propõe-se à consideração de todos os senhores Associados que se passe a utilizar o mesmo Sistema de três assinaturas, dando total responsabilidade a esses três elementos como podendo representar legalmente em todos os casos a Associação.

1º – Assim propomos que sejam dados plenos poderes aos seguintes Diretores eleitos nesta Assembleia. Presidente; Primeiro Secretário; Tesoureiro.

Nota: Na ausência do Presidente assumirá funções o Vice-Presidente da Direção.

Esta proposta foi aprovada por unanimidade. E não havendo mais assuntos a tratar, foi a sessão encerrada pelas vinte e três horas e quarenta minutos, tendo sido lavrada a presente ata que, depois de lida em voz alta e, tendo sido considerada correta, vai ser assinada por todos os membros da mesa presentes e por mim Francisco Pinheiro Pimentel, primeiro secretário da mesa, que a redigi e subescrevo.

Pinhal Novo, 19 de março de 1993.

O Presidente da Mesa

_______________________________
Aníbal Guerreiro de Sousa