Ata nº 77 – Assembleia Geral

No dia um do mês de março de mil novecentos e oitenta e cinco, pelas vinte horas e trinta minutos, reuniu no seu salão de festas em Assembleia Geral Ordinária a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, com a seguinte ordem de trabalhos:

1º Apresentação de contas de mil novecentos e oitenta e quatro.
2º Eleição de novos Corpo Gerentes.

Aberta a sessão e como não estivesse presente o número suficiente de sócios, para legalmente funcionar, foi imediatamente encerrada e reaberta uma hora depois conforme determinam os estatutos e, de acordo com as convocatórias distribuídas.

Presentes na mesa o respetivo Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretário e Segundo Secretário. Iniciou-se a sessão com a leitura da ata anterior.

Posta esta ata à discussão e a seguir à aprovação a mesma foi aprovada por unanimidade.

A seguir o Presidente da mesa concedeu uma hora para tratar de assuntos estranhos à ordem de trabalhos, tendo-se inscrito vários sócios para o efeito.

O sócio Manuel Oliveira Graúdo fez uma reclamação sobre um transporte de doente efetuado em 9 de Agosto de 1984. O sócio Coimbra indicou algumas irregularidades da Direção. Disse que a Direção procedeu erradamente na contratação do empregado administrativo porque este é reformado, quando existem muitos desempregados à espera de emprego. Também perguntou sobre as três viaturas avariadas. O sócio Mário Varandas perguntou sobre a ação do Tesoureiro, o motivo de haver dinheiro da Associação depositado em nome de várias pessoas, situação o motorista Moita, patrulhamento policial em bailes e festas e sobre os acontecimentos insólitos havidos na passagem de ano. O Presidente da Direção respondeu às perguntas feitas começando sobre o empregado administrativo dizendo que a vaga foi posta a concurso nos jornais da Coopinhal e no Jornal da Voz de Palmela, respondendo três pessoas. Foi escolhida a pessoa que reunia mais condições e com mais capacidade para ocupar aquele lugar. Sobre o caso do Tesoureiro respondeu o 1º secretário da Direção senhor Camilo Santos que leu a ata da Direção onde consta que o Tesoureiro ter atuado da pior forma tendo esta Direção suspendido o Tesoureiro e que o lugar iria ser ocupado por acumulação do Vice-Presidente senhor João Paratudo. Sobre o dinheiro do concurso inter-sócios explicou o vogal senhor Fernando Pestana dizendo que o dinheiro não podia ser movimentado pela Direção porque ficou lavrado em ata da Direção com o seu consentimento. O sócio Mário Varandas voltou a falar dizendo que o procedimento do depósito dos dinheiros do concurso inter-sócios estando depositado em nome de alguns sócios, além de ser anti estatuário, porquanto esse dinheiro é pertença da Associação e na Associação só há um Tesoureiro e só um secretário, numa só Direção para gerirem os dinheiros que são sua pertença. O Vice- Presidente do Conselho Fiscal senhor Manuel Frade explicou o porquê do depósito deste dinheiro em nome das pessoas da comissão de festas, De seguida e por último foi dada a palavra ao sócio nº 2019 senhor Camilo Santos, primeiro secretário da Direção começando por dizer que se demarcara da Direção no tocante à conta depositada em nome de várias pessoas existentes em determinado banco, dinheiros que são pertença da Associação. Aqui foi interrompido pelo Presidente da mesa senhor Manuel Modesto Cravinho por não admitir que um membro da Direção sentado na mesa desta fale em nome individual e se demarque da Direção, pelo que deixou de se saber sobre a sua posição acerca daquele assunto. O Presidente da mesa tomou o mesmo procedimento em relação ao Vice-Presidente do Conselho Fiscal, estando o senhor Manuel Frade na mesa destinada ao Conselho Fiscal sozinho. O sócio Moita também perguntou pelas receitas dos Pequenos Cantores e do Cabaz de Natal. A Direção informou que as receitas dos Pequenos Cantores está inscrita no relatório e contas e que a receitas do Cabaz de Natal, transitam para a gerência de 1985.

Por se ter esgotado o tempo destinado aos assuntos estranhos à ordem de trabalhos, o Presidente da mesa passou à ordem de trabalhos, primeiro ponto, apresentação das contas de 1984 – passando eu Primeiro Secretário da mesa a ler o relatório. Depois de este ser posto à discussão e a aprovação foi votada da seguinte maneira: Proposta da Direção aprovada por maioria com 2 votos contra e o parecer do Conselho Fiscal aprovado por unanimidade.

De seguida o Presidente da mesa passou ao segundo ponto da ordem de trabalhos, eleição de novos Corpos Gerentes tendo sido presentes duas listas de candidatos, sendo a lista-A apresentada pela Direção e a lista-B por um grupo de sócios.

Após a votação e a referida contagem verificaram-se os seguintes resultados:

Sócios inscritos – 188

Votos para a lista A – 119

Votos para a lista B – 66

Votos em branco – 2

Votos nulos – 1

Assim foram eleitos para a gerência do ano de 1985 os candidatos da lista-A

Composição da lista A

Assembleia Geral             
Presidente – Manuel Modesto Cravinho            
Vice-Presidente – Alberto Sousa Ferro             
Primeiro Secretário – Aníbal Guerreiro de Sousa            
Segundo Secretário – José Manuel Cameirinha Ferro

Direção            
Presidente – Joaquim Manuel Guerreiro Ceguinho            
Vice-Presidente – Joaquim Olívio Cabrita Marreiros            
Primeiro Secretário – Marcelino António Carvoeira               
Segundo Secretário – Fernando Rita Pestana            
Tesoureiro – João Augusto da Cunha Cabete            
Primeiro Vogal – Armando Jorge da Silva Fernandes Arranja            
Segundo Vogal – Acácio Cabrita Godinho

Conselho Fiscal            
Presidente – Manuel Ambrósio Garcia Frade            
Vice-Presidente – Domingos Manuel das Neves Neto            
Secretário Relator– José Augusto Remexido   

Composição da lista-B

Assembleia Geral
Presidente: Aníbal Guerreiro de Sousa
Vice-Presidente: Fernando Manuel dos Santos Brás  
Primeiro Secretário: Camilo José Lopes dos Santos
Secretário: José Maximino Jorge Maçarico

Direção
Presidente: António Alberto Pacheco de Almeida 
Vice-Presidente: Maria Varanda Costa Correia
Primeiro Secretário: José Maria Mestre Castro
Segundo Secretário: Miguel Simões Coimbra
Tesoureiro: Manuel Júlio Vieira da Silva
Primeiro Vogal: Augusto Inocêncio Vieira Raposo
Segundo Vogal: António José Oliveira Almeida                                 

Conselho Fiscal
Presidente: Manuel Ambrósio Garcia Frade
Vice-Presidente: António Semedo Ramalho
Secretário Relator: João Augusto da Cunha Cabete

E não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão, da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida em voz alta e aprovada, será assinada por todos os membros da mesa presentes e por mim, que a redigi e subscrevo

Pinhal Novo, 1 de março de 1985.

O Presidente da Mesa

_______________________________
Manuel Modesto Cravinho