Ata nº 55 – Assembleia Geral

Aos vinte cinco dias do mês de março do ano de mil novecentos e setenta e cinco, pelas vinte horas e trinta minutos, reuniu no quartel em Assembleia Geral Ordinária, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, com a seguinte ordem de trabalhos:

Primeiro, Eleição de Corpos Gerentes.

Aberta a sessão, e como não estivesse presente número de sócios suficiente para legalmente funcionar, foi imediatamente encerrada e reaberta uma hora depois, conforme determinam os Estatutos e de acordo com avisos convocatórios distribuídos.

Reaberta a sessão, foi lida a ata da sessão anterior. Posta à discussão e a seguir à aprovação, foi aprovada por unanimidade.

Seguidamente foi concedida uma hora para discutir assuntos estranhos à Ordem de Trabalhos.

Usaram da palavra alguns associados sobre a idade em que os filhos dos sócios deixam de ter direitos concedidos pelos pais, focando-se a necessidade de serem elaborados regulamentos que disciplinem a assistência e transporte nas ambulâncias da Associação.

E como não houvesse mais ninguém a desejar fazer uso da palavra, foi decidido começar com a Ordem de Trabalhos, lamentando-se que estivessem presentes tão poucos sócios.

O Presidente de Direção, que em Assembleia Geral de vinte cinco de Fevereiro do corrente ano tinha sido encarregue de elaborar uma lista, informou que apesar do seu esforço, não tinha encontrado sócios dispostos a colaborar numa Direção. Informou que o cargo mais difícil de preencher era o de Primeiro Secretário, pois o seu desempenho obrigava a uma assistência constante de pelo menos duas horas diárias, razão principal que dificultava encontrar quem o quisesse desempenhar. Após várias considerações dos presentes, foi aprovada uma proposta autorizando a Direção a contratar um empregado que se ocupe das tarefas administrativas, pois se reconheceu a existência de poucas Associações de bombeiros no país, sem assistência de qualquer empregado.

Considerando que com a aprovação desta proposta talvez se tivesse criado condições diferentes para se arranjar a Direção, foi decidido nomear os seguintes associados para uma comissão que irá tentar constituir a lista dos Corpos Gerentes: Francisco Pinheiro Pimentel, António Macau, António Brinca Ramalho, António Jacob Franco, Barão José Primo, António Agostinho Loureiro e José Manuel Simões.

Pelo Presidente da Mesa foi proposto e aprovado que a Assembleia fosse suspensa até ao próximo dia três de Abril, a fim de dar tempo à comissão para se desempenhar do encargo conferido.

Reaberta a sessão no dia três de Abril de mil novecentos e setenta e cinco pelas vinte e uma horas e trinta minutos, foi comunicado à Assembleia que as diligências efetuadas pela comissão nomeada tinham tido êxito, pelo que existia uma lista de corpos gerentes que ia ser posta à votação.

Após a distribuição da lista e respetiva votação foi o seguinte resultado do escrutínio, entraram na urna vinte e quatro listas, das quais duas com um nome cortado, pelo que foram eleitos os seguintes associados para a gerência de 1975.

 Assembleia Geral
Presidente: Álvaro José da Costa Tavares
Vice-Presidente: José Manuel Correia
Primeiro Secretário: António Jacob Abelho Franco
Segundo Secretário: Francisco Pinheiro Pimentel

Direção
Presidente: José Augusto Ismael Baltazar
Vice-Presidente: António Manuel Cassoete Ribeiro
Primeiro Secretário: Barão José Primo
Segundo Secretário: Augusto Jorge Martins Duarte
Tesoureiro: António Domingos de Oliveira Macau
Primeiro Vogal: Custódio de Jesus Oliveira
Segundo Vogal: José Manuel Martins Simões

Conselho Fiscal
Presidente: António Brinca Borralho
Vice-Presidente: Carlos Carolino do Nascimento
Secretário Relator: Vergílio António Aranha

Seguidamente o Presidente da Mesa felicitou os novos corpos gerentes, desejando que o futuro da Associação possa vir a concretizar-se pela satisfação dos maiores desejos.

E não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente deu por encerrada a sessão da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida em voz alta e aprovada será assinada por todos os membros presentes e por mim, Primeiro Secretário que a redigi e subescrevo. António Jacob Abelho Franco

Pinhal Novo, 25 de março de 1975.

O Presidente da Mesa

_______________________________
Álvaro José da Costa Tavares