Ata nº 52 – Assembleia Geral

Aos sete dias do mês de março do ano de mil novecentos e setenta e quatro, pelas vinte horas e trinta minutos, reuniu na sua sede em Assembleia Geral Ordinária, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apresentação de contas do ano de mil novecentos e setenta e três “e” Eleição de Corpos Gerentes para o mil novecentos e setenta e quatro.

Aberta a sessão, e como não estivesse presente número de sócios suficiente para legalmente funcionar, foi imediatamente encerrada e reaberta uma hora depois, conforme determinam os Estatutos e de acordo com os avisos convocatórios distribuídos.

Presentes na Mesa da Assembleia, o despectivo Presidente, Primeiro e Segundo Secretários.

Reaberta a sessão, foi lida a ata da sessão anterior. Posta à discussão e a seguir à aprovação, foi aprovada por unanimidade.

Seguidamente foi concedida uma hora para discussão de assuntos estranhos à Ordem de Trabalhos. Passado algum tempo, como não houvesse qualquer sócio a quere usar da palavra, o Presidente da Mesa propôs que o lapso de tempo fosse encerrado, o que foi aprovado, entrando-se no primeiro assunto da Ordem de Trabalhos ou seja: Apresentação de Contas de mil novecentos e setenta e três.

Pelo Presidente de Direção foi lido o relatório e apresentadas contas, realçando-se as principais realizações e prestando-se homenagem a diversas entidades civis, militares e particulares, a diversos jornais e duma maneira geral a todos os que têm contribuído para as realizações em curso e em projeto.

Pelo associado Rui Xavier, foi pedido um agradecimento muito particular para o Ajudante de Comando, associado (José Algos) António Agostinho pelo dedicado esforço que tem vindo a desenvolver na direção das obras do quartel. A Assembleia pronunciou-se favoravelmente por calorosa salva de palmas. Na apresentação de contas, foram detalhadas todas as verbas recebidas e gastas. Assim, o saldo que tinha transitado de mil novecentos e setenta e dois era de esc. 43.617$30 (quarenta e três mil seiscentos e dezassete escudos e trinta centavos); as receitas em 1973 totalizaram 461.170,90 (quatrocentos e sessenta e um mil cento e setenta escudos e noventa centavos) as despesas totalizaram 471.897$40 (quatrocentos e setenta e um mil oitocentos e noventa e sete escudos e quarenta centavos) pelo que o saldo que transita para 1974 é de 32.890$80 (trinta e dois mil oitocentos e noventa escudos e oitenta centavos).

Seguidamente pelo Secretário do Conselho Fiscal foi lido o respetivo parecer, que após análise à atividade da Direção, terminara pedindo: Primeiro; que fossem aprovadas por aclamação o Relatório e Contas da gerência do ano de 1973: Segundo; Um voto de louvor à Direção pela competência e zelo demonstrado no desempenho das suas funções e ainda pelo muito que nos oferecem para além do exigível.

Postas as contas à discussão e a seguir à aprovação, foram aprovadas por unanimidade e por aclamação. Seguidamente foi posto à aprovação o voto de louvor proposto pelo Conselho Fiscal, sendo aprovado por unanimidade.

Seguidamente entrou-se no segundo assunto da Ordem de Trabalhos: Eleição de Corpos Gerentes para 1974.   

Pela Direção foi apresentada uma lista para votação. Após distribuição e respetiva votação, foi o seguinte o resultado do escrutínio: entraram nas urnas 35 (trinta e cinco listas) entre as quais se apresentava uma com um nome cortado, pelo que foram eleitos os seguintes associados para a gerência de 1974.

Assembleia Geral
Presidente: Álvaro José da Costa Tavares
Vice-Presidente: José dos Santos Félix
Primeiro Secretário: António Jacob Abelho Franco
Segundo Secretário: Augusto Jorge Martins Duarte

Direção
Presidente: José Augusto Ismael Baltazar
Vice-Presidente: José da Silva
Primeiro Secretário: Virgílio António Aranha
Segundo Secretário: José Batista Rocha
Tesoureiro: José Manuel Correia
Primeiro Vogal: Custódio de Jesus Oliveira
Segundo Vogal: César de Jesus Morais

Conselho Fiscal
Presidente: Amílcar Carvalho de Oliveira Parreira
Vice-Presidente: Francisco Pinheiro Pimentel
Secretário Relator: Carlos Carolino do Nascimento

Antes de encerrar a sessão, o Presidente da Mesa agradeceu à massa associativa a maneira correta como tinham decorrido os trabalhos da sessão, desejando à Direção as maiores felicidades no desempenho da sua função.

E não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente deu por encerrada a sessão da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida e aprovada será assinada por todos os membros presentes e por mim, Primeiro Secretário da mesa que a redigi e subscrevo. António Jacob Abelho Franco

Pinhal Novo, 7  de março de 1974.

O Presidente da Mesa

_______________________________
Álvaro José da Costa Tavares