Ata nº 40 – Assembleia Geral

Aos vinte e um dias do mês de fevereiro do ano de mil novecentos e sessenta e nove, pelas vinte horas e trinta minutos, reuniu na sua sede, em Assembleia Geral Ordinária, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, com a seguinte ordem de trabalhos.

Primeiro – Eleição de novos corpos gerentes.

Por impedimento do Presidente da mesa, presidiu à sessão o Vice-Presidente da assembleia geral.

Aberta a sessão, e como não estivesse presente, número de sócios suficiente para legalmente funcionar, foi imediatamente encerrada e reaberta uma hora depois, conforme determinam os estatutos e de acordo com avisos convocatórios distribuídos.

Presentes o Vice-Presidente da Assembleia e Primeiro Secretário.

Foi convidado o associado Amílcar Carvalho de Oliveira Parreira, para desempenhar as funções de segundo secretário.

Reaberta a sessão, foi lida a ata da sessão anterior. Posta à discussão e aprovação, foi aprovada por unanimidade.

Seguidamente foi concedida uma hora para tratar de assuntos estranhos à ordem de trabalhos.

Pediu a palavra o Presidente da Direção cessante, para afirmar a sua confiança na futura Direção, que ia ser presidida por um ilustre filho da nossa terra. Historiou a passagem da Direção cessante durante três anos em que geriu os destinos da coletividade. Falou das dificuldades, trabalho e satisfações que a Direção tinha tido e era com bastante orgulho que anunciava ter durante estes três anos, conseguido arrumar a casa e a nova direção poderia ter a certeza de que os problemas mais graves da associação, tinham sido resolvidos e no aspeto material, as finanças estavam equilibradas, havendo até um saldo bastante significativo em caixa. Para a nova Direção iriam apresentar-se problemas de outra natureza, achando que o de mais importante resolução era a construção do quartel e a aquisição de nova ambulância. Deu também conhecimento de que o senhorio tinha solicitado um aumento substancial da renda das atuais instalações.

A seguir pediu a palavra o primeiro secretário da Direção, para dar uma pequena explicação sobre a situação financeira da associação.

Posteriormente foi discutido o assunto da construção do quartel, em que se expôs a ideia de se construir uma comissão pró-quartel, tendo-se oferecido alguns sócios para fazer parte. Foram também expostas algumas opiniões sobre a maneira de se angariarem os fundos necessários, como por exemplo, levar a efeito um cortejo de oferendas e aceitar algumas dádivas em material e trabalho, espontaneamente oferecidos por associados presentes. Ficou assente em princípio, incluir na próxima assembleia o assunto da construção do quartel, a fim de se tornarem decisões correntes.

A seguir o associado Custódio de Jesus Oliveira pediu ao Presidente para solicitar à assembleia a aprovação de um voto de louvor à Direção cessante, pelo bom desempenho das suas funções. Posto o voto de louvor à aprovação, foi aprovado por unanimidade.

E como não houvesse mais sócios interessados no uso da palavra, entrou-se no assunto da ordem de trabalhos: Eleição de novos corpos gerentes.

Pela Direção foi apresentada uma lista de corpos gerentes. Depois de distribuídas essas listas é feita a respetiva contagem e verificou-se o seguinte resultado: Entraram nas urnas trinta e duas listas sem quaisquer nomes cortados, uma lista com um voto para o Vice-Presidente da Direção em nome de Francisco Pinheiro Pimentel, e outra lista com uma abstenção para o cargo de tesoureiro. Assim, foram aprovados para a gerência do ano de mil novecentos e sessenta e nove, os seguintes associados.

Assembleia Geral
Presidente – Álvaro José da Costa Tavares
Vice-Presidente – Rui da Costa Xavier
Primeiro Secretário – António Jacob Abelho Franco
Segundo Secretário – Abílio José Cabrita

Direção
Presidente – Manuel Veríssimo da Silva
Vice-Presidente – Arnaldo Francisco Mendes
Primeiro Secretário – Carlos Carolino do Nascimento
Segundo Secretário – Augusto Jorge Martins Duarte
Tesoureiro – Amílcar Carvalho de Oliveira Parreira
Primeiro Vogal – Salvador da Encarnação Duarte
Segundo Vogal – Custódio de Jesus Oliveira

Conselho Fiscal
Presidente – Manuel Modesto Cravinho
Vice-Presidente – Francisco Pinheiro Pimentel
Secretário Relator – José Joaquim Endereço

Seguidamente o Presidente da mesa agradeceu a boa ordem e correção de todos os associados presentes, desejando à nova Direção as maiores facilidades no desempenho das suas funções.

E como não houvesse mais assuntos a tratar, o Presidente deu por encerrada a sessão, da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida e aprovada, será assinada por todos os membros presentes. E por mim primeiro secretário, que a redigi.

Pinhal Novo, 21 de fevereiro de 1969,

O Vice-Presidente da Mesa

_______________________________
Rui da Costa Xavier