Ata nº 3 – Assembleia Geral

Ata Comemorativa do Segundo Aniversário

Aos três dias do mês de maio de mil novecentos e cinquenta e três, com a comparência das Direções, Comandos e Corpos Ativos dos Bombeiros Voluntários do Barreiro “Sul e Sueste”, Moita, Montijo, Vendas Novas, Palmela e Setúbal e Comando e Direções dos Bombeiros Voluntários e Privativos da Companhia União Fabril.

Terminaram as festas comemorativas do segundo aniversário desta corporação que já se vinham prolongando desde o dia um, data do aniversário.

Como homenagem a prestar ao grande bombeiro Guilherme Gomes Fernandes, foi o seu busto colocado no nosso quartel, que depois de uma sessão solene presidida pelo comandante senhor Manuel dos Santos, secretariado pelo senhor Manuel Agostinho, vereador da Câmara Municipal de Palmela e pelo senhor Oliveira, secretário da Direção dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e assistida por muito povo foi o referido busto descerrado pelo sócio mais novo desta corporação – menino Luís Henrique B Forte, número cento e setenta e oito. Dando relevo ao ato usaram da palavra os senhores, Dr. Vítor Manuel Portugal de Oliveira, Capitão Cessar como representante da Liga dos Bombeiros Voluntários de Portugal, padre Jacinto Gonçalves Pedro e o nosso Presidente da Direção.

Após a sessão solene foram feitas no largo fronteiro à Sociedade União Agrícola, exercícios de manobras pelos nossos bombeiros sob a direção do sub-chefe Lino Fonseca.

Esclarece-se, que por lapso foi escrito neste livro o relato do aniversário (segundo) desta Associação.          

Pinhal Novo, 3 de maio de 1953.

O Presidente da Mesa

_______________________________
Álvaro José da Costa Tavares