Ata nº 26 – Assembleia Geral

Aos onze dias do mês de fevereiro do ano de mil novecentos e sessenta e seis, pelas vinte horas e trinta minutos, na sua sede,  reuniu a Assembleia Geral Ordinária da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, com a seguinte ordem de trabalhos.

Ponto único – Eleição dos novos corpos gerentes, de acordo com avisos convocatórios distribuídos.

Aberta a sessão, e como não houvesse número de sócios presentes suficiente para legalmente funcionar, foi esta imediatamente encerrada e reaberta uma hora depois.

Reaberta a sessão, o Presidente da mesa pediu a dispensa da leitura da ata da sessão anterior, baseando-se no facto de ser datada do ano de mil novecentos e setenta e três, pedido que foi aprovado por unanimidade.

Seguidamente e apesar dos estatutos não serem positivos nesse ponto, foi pelo Presidente da mesa, concedida uma hora para discussão de assuntos estranhos à ordem de trabalhos.

Porque não houvesse sócios interessados no uso da palavra, foi aprovado por unanimidade o imediato encerramento desse tempo, entrando-se em seguida na ordem de trabalhos: Eleição de novos Corpos Gerentes.

Pelo Presidente foi dado conhecimento à assembleia, de que não havia lista preparada para apresentar. Explicou que tinha tentado, em reunião prévia com alguns associados especialmente convidados a elaborar uma lista para eleição, mas que os resultados não tinham sido positivos, resultando a necessidade de resolver o assunto em assembleia geral.

Depois de ter historiado a razão de existência da nossa corporação, fez uma exortação à assembleia para que, conscientemente solucionasse o assunto. Pedindo à massa associativa presente para se pronunciar e ser dado conhecimento dos sócios, que estariam na disposição de tomar o encargo de gerir os destinos da associação.

Pediu a palavra o associado senhor Romão, para esclarecer que, quando da reunião prévia, para arranjar lista, tinham aparecido sócios que estavam na disposição de aceitar os cargos para que fossem eleitos, e que só não se elaborou a dita lista, pelo facto do Presidente indigitado para a Direção, ter posto como condição prévia para a aceitação, a consulta para o cargo de Vice-Presidente. Sugeria que se consultassem os ditos sócios, para a elaboração da lista.

Pelo Presidente da mesa, foi então pedido ao citado associado senhor Romão, que aceitasse o cargo de Presidente da Direção. Foi-lhe respondido que a não aceitação do cargo, se devia única e exclusivamente ao facto de ter pouca experiência no exercício da função, e ainda pela razão de não ser do conhecimento geral, a situação financeira da associação.

Foi então esclarecido pelo secretário da Direção cessante, que a situação financeira não era catastrófica, garantindo não haver problemas de solução difícil. Pelo Presidente foi afirmado que, dada a necessidade de existência da corporação nesta vila de Pinhal Novo, o problema da situação financeira atual não se impunha, pois o facto de ser boa ou má, não deveria constituir razão para a falta de membros diretivos. Após algumas intervenções de outros associados, e afim de, particularmente consultar alguns sócios presentes, pediu o Presidente da mesa, que a assembleia fosse suspensa pelo período de quinze minutos.

Reaberta a sessão após este lapso de tempo, o Presidente informou que era com satisfação que podia dar conhecimento do resultado das consultas a que tenha procedido. O problema da Direção para o ano de mil novecentos e setenta e seis estava solucionado, faltando elaborar as listas e por em aprovação.

Como tal não era possível durante a presente assembleia, foi determinado que se convocasse nova assembleia para o dia dezoito do corrente mês de março e com a mesma ordem de trabalhos: Eleição de novos corpos gerentes.

E como não houvesse mais assuntos a tratar, o Presidente deu por encerrada a sessão, da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida em voz alta e aprovada será assinada por todos os membros presentes, e por mim, primeiro secretário que a redigi.

Pinhal Novo, 11 de fevereiro de 1966.

O Presidente da Mesa

_______________________________
Álvaro José da Costa Tavares