Ata nº 18 – Assembleia Geral

No dia vinte e três do mês de fevereiro do ano mil novecentos e sessenta, às vinte e uma horas e trinta minutos, reuniu-se a Assembleia Geral Ordinária da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, na respetiva sede.

Aberta a sessão, o senhor Presidente da Mesa da Assembleia, pediu a dispensa da leitura da ata da sessão anterior, pedido que foi aceite por unanimidade.

Procedeu-se à eleição dos Corpos Gerentes, foi feita a distribuição das listas. Depois da sua recolha, verificou-se que a lista proposta pela Direção foi aprovada integralmente por trinta votos, à exceção de António Cardoso Batista Esteves, designado para secretário do Conselho Fiscal, que foi substituído numa das listas, por Tomás Sanches Pardelhas.

Os novos Corpos Gerentes eleitos, foram os seguintes:

Assembleia Geral 
Presidente – Álvaro José da Costa Tavares
Vice-Presidente – Manuel Modesto Cravinho
Primeiro Secretário – Celestino Leitão da Cruz Moreira
Segundo Secretário – Rui da Costa Xavier

Direção 
Presidente – António da Cruz Moreira
Vice-Presidente – Américo de Sousa Lopes
Primeiro Secretário – Manuel Joaquim dos Reis Azougado
Segundo Secretário – Miguel Rafael de Campos
Tesoureiro – Francisco Mendes Cristina
Primeiro Vogal – Manuel Francisco Malveiro
Segundo Vogal – Emílio Xavier Simões

Conselho Fiscal
Presidente – Arnaldo da Silva Mendes
Vice-Presidente – Francisco António Bento
Secretário Relator – António Cardoso Batista Esteves

Após a eleição, passou-se à segunda parte da ordem de trabalhos: Aprovação e votação do relatório e contas.

O senhor Presidente de Direção, depois de breves considerações sobre as dificuldades encontradas para a elaboração da lista dos novos corpos, apresentou o seguinte programa de trabalho para o corrente ano.

Primeiro – Envidar todos os esforços para se iniciar a construção do quartel.

Segundo – Transformar o carro Lande-Rover e equipá-lo de forma a tornar-se numa unidade de potência combativa quando chamado a intervir em sinistros ou acidentes de qualquer espécie.

Terceiro – Criação de uma biblioteca.

Quarto – Campanha a desenvolver no sentido de se elevar a um maior número, a massa associativa.

Quinto – Proporcionar aos associados e suas excelentíssimas famílias um melhor bem estar dentro da sede, para serem melhor agraciados os serões recreativas.

Sexto – Manter boas relações de camaradagem com as congéneres e de uma maneira geral com todas as demais associações desportivas ou recreativas da terra.

Sétimo – Festa comemorativa do nono aniversário da Associação, tendo a ornamenta-la a inauguração da biblioteca, apresentação do novo Land-Rover e lançamento da primeira pedra para a construção do quartel.

Foi lido em seguida, o relatório de contas, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade pela assembleia, visto que o Conselho Fiscal não estava presente.

O senhor Presidente da mesa antes do encerramento da sessão, elogiou a dedicação do Presidente de Direção e propôs que lhe fosse dispensada uma calorosa salva de palmas.           

Às vinte e três horas, porque não houvesse mais assuntos a tratar, o senhor Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão, de que foi lavrada a presente ata que vai ser assinada pelo Presidente e por mim, secretário que a escrevi.

Pinhal Novo, 23 de fevereiro de 1960.

O Presidente da Mesa

_______________________________
 Álvaro José da Costa Tavares