Ata nº 169 – Assembleia Geral

Aos vinte e sete dias do mês de dezembro de dois mil e dezanove, pelas vinte e uma horas e trinta minutos reuniu em Assembleia Geral Ordinária, na sua Sede, a Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo, conforme convocatória efetuada nos termos dos Artigos 38º, alínea a), 41º, nº2, alínea b) e 42º, nº1 dos estatutos, por meio de anúncio público nos jornais locais assim como afixação pública no Quartel-Sede e publicação no site da Associação na internet, sendo a convocatória datada de vinte e oito de Novembro de dois mil e dezanove dela constando a seguinte Ordem de Trabalhos:

1 – Apresentação, discussão e votação do Plano de Ação e Orçamento para 2020
2 – Outros assuntos

Da mesma convocatória constavam ainda as seguintes observações:

A Assembleia funcionará estando presente o número legal de sócios à hora indicada, ou trinta minutos depois com qualquer número, (Artigo 43ºnº1 dos Estatutos).

Ainda nos termos dos Estatutos, consideram-se no pleno gozo dos seus direitos, com direito a voto, os Associados admitidos há pelo menos três meses e os que não tenham o pagamento das quotas em atraso, por um período superior a três meses (Artigo 9º nº 2 e 3 dos estatutos.

Os sócios deverão vir munidos dos respetivos cartões, última quota paga, ou na sua falta, de bilhete de identidade, cartão de cidadão ou qualquer outro cartão de identificação com fotografia, para identificação e registo no livro de presenças.

Como à hora marcada para o início dos trabalhos não se encontrava presente o Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral em exercício, para presidir aos trabalhos por demissão do Presidente, a seu pedido, os Associados no cumprimento do Artigo 36º nº 3 dos Estatutos, designaram o Sócio nº980 Manuel Ambrósio Garcia Frade para presidir à mesa, sendo acompanhado na mesma pelo Secretário da Mesa da Assembleia Geral, José de Jesus Matos e pelo Sócio n e 785 José António Guerreiro.

Aberta a Sessão e verificando-se que se não encontrava reunido o número legal de Sócios, foi a Sessão suspensa, tendo sido reaberta petas vinte e duas horas com a presença de vinte e oito Associados.

O Sócio a presidir aos trabalhos dando início aos trabalhos da Assembleia Geral, começou por fazer a leitura da Ata da Sessão anterior que não tendo merecido qualquer reparo, foi colocada à votação, tendo sido aprovada por unanimidade.

Seguiu-se o Ponto 1º da Ordem de Trabalhos tendo o Sócio a presidir aos trabalhos dado a palavra ao Presidente da Direção para este fazer uma dissertação sobre o proposto Plano de Ação e Orçamento para dois mil e vinte. O Presidente da Direção fez alusão aos investimentos mais prementes para que a Associação disponha dos meios para dar continuidade ao serviço prestado à população, salientando a aquisição de equipamento em falta para dotar convenientemente as novas instalações e assim melhorar as condições de trabalho dos nossos bombeiros; a aquisição de equipamentos de proteção individual e também dotar a nova viatura de combate a incêndios com os meios necessários para o socorro e serviço a que a mesma se destina.

Como não houve qualquer pedido de esclarecimento sobre este Ponto – Plano de Ação e Orçamento para 2020 – o Sócio a presidir aos trabalhos, após referir o Parecer do Conselho Fiscal sobre o mesmo, colocou ambos os documentos — Plano de Ação e Orçamento para dois mil e vinte, à votação, tendo sido estes aprovados por unanimidade.

Passou-se ao segundo Ponto da Ordem de Trabalhos – Outros assuntos, tendo o Sócio nº 3708 Carlos Conceição solicitado a palavra, que lhe foi concedida, para abordar o assunto das Instituições ou Associações que autorizadas a utilizar gratuitamente as nossas instalações, as tratam de uma maneira pouco conveniente, deixando-as porcas e até por vezes vandalizadas. Pelo Sócio a presidir aos trabalhos foi explicado que dentro de todas as Instituições ou Associações, há pessoas mal e bem-educadas, respeitadoras e desrespeitadoras dos espaços em que se movimentam e que, infelizmente isso é difícil de controlar. Foi passada a palavra ao Presidente da Direção para que este pudesse referir-se a algum caso em concreto. Este referiu que as nossas instalações são utilizadas por Coletividades e Associações do Concelho gratuitamente ou a preços muito simbólicos, mas que, devem ser responsáveis pelos danos causados. Deu como exemplo duas situações.

A da Associação de Estudantes que nem respondeu à chamada de atenção sobre o lamentável comportamento que teve quando utilizou pela última vez as nossas instalações.

A da Associação Académica que tendo sido alertada para o sucedido quando utilizou ultimamente as instalações, se comprometeu a fazer o devido acompanhamento numa próxima utilização. O Sócio a presidir aos trabalhos referiu ainda sobre esse assunto que o grupo dos Amigos de Infância de Pinhal Novo que nos últimos dois anos utilizou as instalações por cerca de três horas para a realização de um almoço se tem preocupado em deixar à Associação uma verba que pelo menos suporte a limpeza dessas instalações.

O Sócio nº247 Alberto Ferro questionou o Presidente da Direção sobre concretamente o que se tinha passado com a Associação Académica, tendo obtido do mesmo, o esclarecimento solicitado.

O Sócio nº 1337 Feliciano Gante solicitou a palavra, que lhe foi concedida para se congratular com as novas instalações inauguradas no passado dia vinte e dois, tendo questionado se as contas dessas obras estavam concluídas. O Presidente da Direção informou que à medida que os contratos foram terminando foram os mesmos sendo pagos e esclareceu ainda dos montantes com que cada entidade financiadora da obra, contribuiu para a sua realização.

Não tendo mais nenhum Sócio presente desejado usar da palavra, o Sócio a presidir aos trabalhos desta Assembleia Geral, propôs à mesma um voto de louvor à Direção que agora termina o mandato, salientando o esforço da mesma na Ampliação das nossas Instalações bem como no reforço de duas viaturas, sendo que tal voto de louvor, colocado à votação, foi aprovado por unanimidade. E, não havendo mais intervenções por parte dos presentes, o Sócio a presidir aos trabalhos desta Assembleia, agradeceu a presença e a colaboração de todos, dando por encerrada a Sessão às vinte e três horas e dez minutos, tendo sido por mim José de Jesus Matos, Secretário da Mesa da Assembleia Geral, lavrada a presente Ata que vai por mim ser assinada e que também a subscrevo, pelo Sócio nº980 Manuel A Garcia Frade que presidiu os trabalhos desta Assembleia Geral e pelo Sócio nº785 José António.

Pinhal Novo, 27 de dezembro de 2019

O Presidente da Mesa (Em substituição)

_______________________________
Manuel Ambrósio Garcia Frade

.