Ata nº 167 – Assembleia Geral

Aos dezoito dias do mês de dezembro de dois mil e dezoito, pelas vinte e uma horas, reuniu a Assembleia Geral Ordinária da Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo, na sua sede, conforme convocatória efetuada nos termos dos artigos 38º, alínea a), 41ºnº 2 alínea b) e 42ºnº1, dos Estatutos, por meio de anúncio publicado nos jornais locais, assim como da afixação pública no Quartel-Sede e publicação no sítio da Associação na internet, sendo a convocatória datada de quatro de dezembro de dois mil e dezoito e dela constando a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 (um) – Apresentação, discussão  e  votação  do  Plano de Ação e Orçamento para 2019.
Ponto 2 (dois)  – Outros Assuntos.

Seguindo-se a estes dois pontos as seguintes observações:

A Assembleia funcionará estando presente o número legal de sócios à hora Indicada, ou trinta minutos depois com qualquer número, (artigo 43ºnº 1 dos estatutos). Nos termos dos estatutos, consideram-se no pleno gozo dos seus direitos, com direito a voto, os Associados admitidos há pelo menos três meses e os que não tenham o pagamento das quotas em atraso, por um período superior a três meses (artigo 9, nº2 e 3).

Os sócios deverão vir munidos dos respetivos cartões, última cota paga ou, na sua falta, de bilhete de identidade, cartão de cidadão ou qualquer outro cartão de identificação com fotografia e registo no livro de presenças.

Aberta a sessão e verificando-se que não se encontrava reunido o número legal de sócios, foi a sessão suspensa e reaberta pelas vinte e uma horas e trinta minutos, com a presença de dezasseis Associados.

Dando-se início aos trabalhos, o Presidente da Mesa fez a leitura da convocatória da Assembleia Geral.

De seguida procedeu à leitura da Ata da sessão anterior que, não tendo merecido qualquer reparo, discordância ou dúvida por parte da Assembleia, foi a mesma colocada à votação, sendo aprovada por unanimidade.

Efetuada a aprovação da Ata passou-se de imediato ao primeiro ponto da ordem de trabalhos.

Assim, o Presidente da Mesa deu a palavra ao Presidente da Direção, começando este por fazer alusão às Obras de Ampliação do Quartel, prevendo que as mesmas estejam concluídas no primeiro semestre do próximo ano e referiu também a necessidade de adquirir mobiliário para as várias dependências, que entre outras são: camaratas; vestuários masculinos e femininos; sala de formação; sala de bombeiros; lavandaria; wc’s e outros. É também prioritária a aquisição de equipamentos individuais para o corpo de bombeiros, para que disponham de condições para os serviços que prestam à população.

Não havendo qualquer intervenção por parte dos presentes, o Presidente da Mesa deu a palavra ao Presidente do Conselho Fiscal que começou por se referir ao valor negativo das contas, existente no momento, ainda que proveniente de elevados investimentos, bem como as Amortizações Anuais que atingem os 33,3%. Na sequência o Vice-Presidente fez a leitura do Parecer do Conselho Fiscal que aconselha a que a Assembleia aprove o plano de Ação e Orçamento para o Ano de 2019, propostos pela Direção.

Como não houve qualquer intervenção sobre os documentos apresentados, o Presidente da Mesa colocou os mesmos à votação, sendo aprovados por unanimidade.

Passou-se, de seguida, ao segundo ponto da ordem de trabalhos, tendo o Presidente da Mesa dado a palavra aos sócios presentes, não tendo estes apresentado qualquer assunto à mesa.

O Presidente da Direção voltou a pedir a palavra, dizendo que em breve vai ser entregue à Associação a nova ambulância para fazer face às necessidades mais prementes. Por último, referindo-se ao saldo negativo, disse que este facto não causa dificuldades ao normal funcionamento da Associação, porque a eficiência nos gastos se vai manter e sobretudo são tidos em conta as chamadas de atenção periódicas do Conselho Fiscal, mediante o controle de acompanhamento que faz às contas. Como não houve mais intervenções o Presidente da Mesa agradeceu a colaboração de todos os presentes, dando por encerrada a sessão às 22:30 (vinte e duas horas e trinta minutos), tendo sido lavrada a presente Ata, que, depois de lida em voz alta e aprovada, será assinada pelos membros da Mesa da sessão e por mim, José de Jesus de Matos, Secretário, que a redigi e subscrevo.

Pinhal Novo, 18 de dezembro de 2018

O Vice-Presidente da Mesa

_______________________________
Luís Pedralva Costinha