Ata nº 156 – Assembleia Geral

Aos vinte e seis dias do mês de março do ano de dois mil e quinze, pelas vinte horas, reuniu a Assembleia Geral Ordinária da Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo, na sua sede, conforme convocatória efetuada nos termos dos artigos 38º, alínea a), 41ºnº2 alínea b) e 42º, nº 1, dos estatutos, por meio de anúncio publicado no Jornal do Pinhal Novo, assim como de afixação pública no quartel-sede e publicação no sítio da Associação na internet, sendo a convocatória datada de dez de março de dois mil e quinze e dela constando a ordem de trabalhos como segue:

Ponto 1 (um) — Discussão e Aprovação do Balanço e do Relatório e Contas de Gerência de 2014.
Ponto 2 (dois) — Outros assuntos.

Seguindo-se à indicação da ordem de trabalhos as seguintes observações:

1º — A Assembleia funcionará estando presente o número legal de sócios à hora indicada, ou trinta minutos depois, com qualquer número (art.º43.nº1 dos estatutos).

2º — Nos termos dos Estatutos, consideram-se no pleno gozo dos seus direitos, com direito a voto, os associados admitidos há, pelo menos, três meses, e os que não tenham o pagamento das quotas em atraso por um período superior a três meses (artigo 9,3º nº 2 e 3).

3º— Os sócios deverão vir munidos dos respetivos cartões, última quota paga ou, na sua falta, de bilhete de identidade, cartão de cidadão ou qualquer outro cartão de identificação com fotografia para identificação e registo no livro de presenças.

Aberta a sessão, verificando-se que não se encontrava reunido o número legal de sócios, foi a sessão suspensa e reaberta pelas vinte horas e trinta minutos, com a presença de vinte associados.

Dando-se início aos trabalhos, o Presidente da Mesa fez a leitura da convocatória da Assembleia Geral.

De seguida o Presidente da Mesa procedeu à leitura da ata da sessão anterior que, não tendo merecido qualquer reparo, discordância ou dúvida por parte da Assembleia, foi a mesma aprovada por unanimidade e de seguida assinada pelos membros da Mesa. Passando-se de imediato ao primeiro ponto da ordem de trabalhos.

Interveio o Presidente da Direção explanando o conteúdo do Relatório e Contas de 2014 (Anexo l), enaltecendo os resultados apresentados que refletem uma assinalável melhoria com referência a 2013.

Foi pedida uma explicação sobre o valor dos gastos com pessoal.

Interveio o senhor Presidente do Conselho Fiscal que deu detalhadamente os esclarecimentos pedidos.

De seguida o senhor Presidente da Mesa enalteceu o trabalho de quem elaborou o documento que se reveste de um grande significado pois que o mesmo se apresenta de fácil leitura e bastante transparente.

O senhor Vice-Presidente da Direção expressou também o seu apreço pela forma como o mesmo está apresentado, ficando muito grato pelo trabalho apresentado.

O senhor Presidente da Direção interveio para afirmar que os resultados aqui apresentados são também fruto da paz social e do bom relacionamento que se vive atualmente na Associação, tendo realçado a colaboração dos órgãos Sociais, bem como do Comando e funcionários.

Interveio de seguida o senhor Comandante dos Bombeiros para se lastimar pelo fato de os sócios não comparecerem nas Assembleias Gerais, e agradecer á Direção pela forma como tem trabalhado e pelo empenho demonstrado.

De seguida foi lido pela Presidente do Conselho Fiscal o parecer do Conselho Fiscal, que propõe á Assembleia Geral:

Que aprove o Balanço e Contas de Gerência de 2014. Colocado à votação, foi o mesmo aprovado por unanimidade.

Passou-se, de seguida, ao segundo ponto da ordem de trabalhos:

Interveio o senhor Guerreiro que questionou o horário da Assembleia.

O senhor Presidente da Mesa explicou as condições em que são convocadas as Assembleias.

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi a sessão encerrada pelas 21h 40m (vinte e uma horas e quarenta minutos), tendo sido lavrada a presente ata, que, depois de lida em voz alta e aprovada, será assinada pelos membros da mesa da sessão e por mim,

Vítor Manuel Bastos da Fonte, Primeiro Secretário, que a redigi e subscrevo.

Pinhal Novo, 26 de março de 2015

O Presidente da Mesa

_______________________________
Manuel Paiva Ribeiro