Ata nº 154 – Assembleia Geral

Aos vinte e um dias do mês de março do ano de dois mil e catorze, pelas vinte horas, reuniu a Assembleia Geral Ordinária da Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo, na sua sede, conforme convocatória efetuada nos termos dos artigos 38º, alínea a), 41ºnº2 alínea b) e 42º, nº1, dos estatutos, por meio de anúncio publicado no Jornal do Pinhal Novo, assim como de afixação pública no quartel-sede e publicação no sítio da Associação na internet, sendo a Convocatória datada de três de março de dois mil e catorze e dela constando a ordem de trabalhos como segue:

Ponto 1 (um) — Discussão e Aprovação do Balanço e do Relatório e Contas de Gerência de 2013.
Ponto 2 (dois) — Outros Assuntos.

Seguindo-se à indicação da ordem de trabalhos as seguintes observações:

1º — A Assembleia funcionará estando presente o número legal de sócios à hora indicada, ou trinta minutos depois, com qualquer número (art.  43º, nº1 dos estatutos).

2º — Nos termos dos Estatutos, consideram-se no pleno gozo dos seus direitos, com direito a voto, os associados admitidos há, pelo menos, três meses, e os que não tenham o pagamento das quotas em atraso por um período superior a três meses (art. 9, nº 2 e 3).

3º — Os sócios deverão vir munidos dos respetivos cartões, última quota paga ou, na sua falta, de bilhete de identidade, cartão de cidadão ou qualquer outro cartão de identificação com fotografia para identificação e registo no livro de presenças.

Aberta a sessão, verificando-se que não se encontrava reunido o número legal de sócios, foi a sessão suspensa e reaberta pelas vinte horas e trinta minutos, com a presença de Quinze associados.

Dando-se início aos trabalhos, o Presidente da Mesa fez a leitura da Convocatória da Assembleia Geral.

De seguida o Presidente da Mesa procedeu à leitura da ata da sessão anterior que, não tendo merecido qualquer reparo, discordância ou dúvida por parte da Assembleia a mesma aprovada por unanimidade e de seguida assinada pelos membros da Mesa. Passando-se de imediato ao primeiro ponto da ordem de trabalhos. Interveio o Presidente da Direção explanado o conteúdo do Balanço e Contas de Gerência, realçando o valor do Resultado Liquido que é de 7.565,13€ bem com a aquisição de duas viaturas continuando esta Associação a apresentar uma situação de sustentabilidade nas suas contas. Interveio de seguida o sócio nº 3958 senhor Augusto Ferreira expressando o seu desagrado, pelo facto do Balanço e Contas de Gerência só ter sido distribuído agora. O sócio n e 492 senhor Aníbal de Sousa interveio e deu os parabéns a todos os órgãos Sociais e ao Corpo de Bombeiros e informa que vai votar favoravelmente o documento. Interveio o Presidente da Mesa congratulando-se com o valor dos saldos que passaram de negativo a positivo, sendo evidente a nova gestão que têm tido a Associação. De seguida foi lido pela Presidente do Conselho Fiscal o parecer do Conselho Fiscal, que propõe á Assembleia Geral: Que aprove o Balanço e Contas de Gerência de 2013. Colocado à votação, foi o mesmo aprovado com catorze votos a favor e um voto contra. Passou-se, de seguida, ao segundo ponto da ordem de trabalhos: Interveio o sócio nº 3958 senhor Augusto Ferreira que verifica que as pessoas que tantas críticas fazem fora da Associação depois não aparecem nas Assembleias Gerais. E estranha que a Associação só tenha cerca de 4000 sócios. O senhor Presidente da direção informou que se estava a planear uma campanha para angariação de novos sócios. Informou também, que a empresa Eribus, não têm tido nos últimos Orçamentos pedidos pela Associação valores competitivos em relação a outros fornecedores. O sócio n e 492 senhor Aníbal de Sousa interveio de seguida para dizer que a Direção é controlada pelo Conselho Fiscal, e que deve ser clarificada essa situação, existindo uma dúvida essa devia ter sido colocada ao Conselho Fiscal, que por conseguinte o lançamento de suspeições é no mínimo injusto e por conseguinte aplaude esta Direção pela disciplina que tem implementado nas contas da Associação. E, não havendo mais assuntos a tratar, foi a sessão encerrada pelas 22h 30m (vinte e duas horas e trinta minutos), tendo sido lavrada a presente ata, que, depois de lida em voz alta e aprovada, será assinada pelos membros da Mesa da sessão e por mim, Vítor Manuel Bastos da Fonte, Primeiro Secretário, que a redigi e subscrevo.

Pinhal Novo, 21 de março de 2014.

O Presidente da Mesa

_______________________________
Manuel Paiva Ribeiro