Ata nº 108 – Assembleia Geral

Aos quinze dias do mês de fevereiro de mil novecentos e noventa e seis, reuniu a Assembleia Geral Ordinária da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, pelas vinte horas e trinta minutos no seu anfiteatro, com a seguinte ordem de trabalhos:

Primeiro – Apresentação de contas da gerência de 1995.
Segundo – Eleição dos novos Corpos Gerentes para 1996.
Terceiro – Atribuição de poderes especiais a três elementos da Direção que for eleita.

Como à hora marcada não estivesse o número legal de sócios, a Assembleia reuniu uma hora depois em segunda convocação com a presença de noventa e cinco eleitores inscritos devidamente legalizados.

Ladeado por dois elementos da Assembleia Geral, Vice-Presidente e Primeiro Secretário, respetivamente Feliciano Cordeiro Gante e Francisco Pinheiro Pimentel, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral Aníbal de Sousa agradeceu a presença de todos, realçando o salutar aparecimento de duas listas, sinal evidente de que há de facto uma boa parte dos sócios disponíveis para trabalharem em prol duma causa justa como é dos soldados da paz, melhor dizendo; causa altruísta e humanitarista.

Após a leitura da ata anterior que foi considerada correta por todos os presentes, passou-se imediatamente às assinaturas da mesma por todos os elementos da mesa.

Seguidamente foi concedida uma hora para discutir assuntos fora da ordem de trabalhos, na qual interveio o sócio Francisco Marta, segundo comandante da Corporação, para perguntar em que situação se encontrava a dívida do senhor Bernardino Marreiros, contraída aquando da sua exploração do bar dos bombeiros, tendo sido informado por Alberto Ferro, Vice-Presidente da Direção, que a mesma estava liquidada.

Imediatamente a seguir entrou-se no ponto um da ordem de trabalhos com leitura do Primeiro Secretário da Direção, Paulo Jorge Sequeira Reis que destacou alguns factos mais revelantes.

Acácio Cabrita Godinho, Vice-Presidente do Conselho Fiscal leu o parecer que terminou com três pontos. Primeiro ponto que aproveis o relatório e contas de 1995, cujo valor de receitas 63.250.456.60 e de despesas 61.581.643.20, apresenta um saldo de 4,381,201.50 para 1996, sendo o saldo do ano anterior de 2,712,388.1. Segundo ponto, que aproveis um voto de louvor à Direção. Terceiro ponto, que aprovei um voto de louvou ao Comando e Corpo Ativo da nossa Associação. Todas as propostas foram votadas por unanimidade.

Seguidamente, também por unanimidade, foi votado um pacote de propostas apresentadas pela Direção expressas na rúbrica considerações gerais, e que constam no seguinte:

1 – Que aproveis um voto de louvor à Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Serviço Nacional de Bombeiros, Liga dos Bombeiros Portugueses, Comando e Corpo Ativo da nossa Associação.

2 – Que aproveis ou altereis o relatório e contas que vos apresentamos.

Estas duas últimas propostas também incluídas no parecer do Conselho Fiscal, fizeram parte da respetiva votação. Segundo ponto da ordem de trabalhos. Eleição de novos Corpos Gerentes para 1996, à qual concorreram duas listas, com a seguinte constituição.

Lista A

Assembleia Geral                  
Presidente – Aníbal Guerreiro de Sousa                  
Vice-Presidente – António Venscelau Martins de Oliveira e Sousa                
Primeiro Secretário – Francisco Pinheiro Pimentel                 
Segundo Secretário – Feliciano Cordeiro Gante

Direção                  
Presidente – Alberto de Sousa Ferro                  
Vice-Presidente – Carlos Manuel Valente Coelho                   
Primeiro Secretário – Emílio António Chagas Machado                     
Segundo Secretário – Paulo Jorge Sequeira Reis                  
Tesoureiro – José Manuel Dias Guerreiro                   
Primeiro Vogal – Francisco José de Oliveira Marta                   
Segundo Vogal – Mário Santos Ferro

Conselho Fiscal                   
Presidente – Marcelino António Carvoeira                  
Vice-Presidente – Acácio Cabrita Godinho                   
Secretário Relator – José Maximino Jorge Maçarico

Lista B

Assembleia Geral
Presidente – Nuno Duarte Cabrita Pacheco
Vice-Presidente – Óscar Duarte das Neves Agostinho
Primeiro Secretário – Manuel Joaquim Pereira Marques
Segundo Secretário – Vitor Manuel Bastos da Fonte

Direção
Presidente – José Carlos dos Prazeres Henrique
Vice-Presidente – Fernando Lucinda Reis
Primeiro Secretário – Manuel António de Pina Piedade
Segundo Secretário – Jorge Ribeiro Sequeira
Tesoureiro – Hermínio Barnabé Bento
 Primeiro Vogal – Fernando Manuel de Sousa Caetano
Segundo Vogal – José Manuel Cardoso dos Santos.

Conselho Fiscal
Presidente – José Gariso Ribeiro Morgado
Vice-Presidente – José Maria Mestre Castro
Secretário Relator – Florêncio Rodrigues Santos Romão

Dos noventa e cinco eleitores inscritos, não respondeu à chamada o sócio nº 1695 – Florêncio Romão, pelo que entraram na urna noventa e quatro votos assim distribuídos.

Lista A – 72 votos
Lista B – 22 votos

Assim, foi eleita por maioria com uma abstenção, a lista A, passando-se imediatamente ao terceiro ponto da ordem de trabalhos que foi aprovado também com uma abstenção, cujo teor é o seguinte.

Considerando que, para bom funcionamento administrativo desta Associação e no que diz especial respeito à passagem de cheques, a Associação utiliza um Sistema de 3 (três) assinaturas para com todas as entidades bancárias, assim:

Propõe-se à consideração de todos os seus associados, que se passe a utilizar o mesmo sistema de 3 (três) assinaturas, dando total responsabilidade a esses três elementos como podendo representar legalmente em todos os casos da Associação.

Assim propomos que sejam dados plenos poderes aos seguintes diretores eleitos nesta Assembleia. Presidente, Primeiro Secretário e Tesoureiro.

Nota, na ausência do Presidente assumirá as suas funções o Vice-Presidente.  

Não havendo mais assuntos a tratar, foi a sessão encerrada, às vinte e três horas e cinco minutos, da qual foi lavrada a presente ata, que depois de lida em voz alta e tendo sido considerada correta, vai ser assinada por todos os membros da mesa da Assembleia Geral e por mim Francisco Pinheiro Pimental, Primeiro Secretário da Mesa da Assembleia Geral, que a redigi e subscrevo.

Pinhal Novo, 15 de fevereiro de 1996.

Presidente da Mesa

_______________________________
Aníbal Guerreiro de Sousa