Ata nº 104 – Assembleia Geral

Aos vinte e nove dias do mês de abril de mil novecentos e noventa e quatro, reuniu a Assembleia Geral Extraordinária da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, pelas vinte horas e trinta minutos, no seu salão de festas, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto único – Deliberação sobre proposta da Direção para atribuição de Sócios Honorários e Sócios Beneméritos.

Como à hora marcada não estivesse presente número legal de sócios, a Assembleia reuniu uma hora depois, em segunda convocação com a presença de vinte e quatro eleitores inscritos, devidamente legalizados.

Depois de agradecer a presença de todos, o Presidente da Assembleia Geral João Augusto da Cunha Cabete, pôs a ata da sessão anterior à consideração dos associados no sentido de se prescindir da sua leitura, a qual foi aceite com aprovação por unanimidade.

Imediatamente a seguir foram concedidos quinze minutos para tratar de assuntos fora da ordem de trabalhos. O sócio Salvador Duarte pergunta se podia ainda receber o emblema dos vinte cinco anos de sócio, visto que na altura própria não pôde estar presente, tendo-lhe sido entregue pelo Presidente da Direção, um pouco mais tarde no decorrer da Assembleia. Também o sócio João Leonardo interveio para dizer que há muitos sócios nas mesmas circunstâncias, e que chegam a receber a mesma distinção muitos anos depois, o que não será muito correto, tendo a Direção respondido que não será o caso deste associado, mas nos casos referidos, a Direção deverá sempre fazer ver aos associados a falta de interesse dos mesmos, e que algum sócio que não tenha recebido o seu emblema deverá chegar junto da funcionária da secretaria. O sócio José Manuel Cameirinha Ferro perguntou qual a utilidade do novo salão no campo cultural e desportivo, ao qual a Direção respondeu que já tem tido vários contactos nesse sentido, mas que só depois da sua inauguração será decidido. Os sócios Manuel Frade e Aníbal de Sousa, deram algumas sugestões acerca da utilização das novas instalações salientando que elas são o orgulho de todos os associados.

Seguidamente entrou-se na ordem de trabalhos. Ponto único – Deliberação sobre a proposta de sócios Honorários e Beneméritos. A proposta foi posta à discussão com aprovação por unanimidade. Passou-se à sua discussão com intervenções e sugestões de Manuel Frade, Maria Manuela Paratudo, José Manuel Cameirinha Ferro e Aníbal de Sousa, que pediu a sua exclusão da referida proposta. Também Francisco Pinheiro Pimentel primeiro secretário da Assembleia interveio para dizer que não concordava com a sua própria distinção como sócio Benemérito. Depois de algumas trocas de impressões, foi acordado por sugestão de Aníbal de Sousa, que deveria ser apresentada uma nova proposta pela Direção, apenas com distinções de sócios Honorários, e que fossem apenas distinguidos os primeiros corpos gerentes da primeira Direção da Associação, e as principais entidades que tornaram possível o início da obra de ampliação do quartel.

A nova proposta foi aprovada por unanimidade e tem o seguinte teor.

1º – Ao abrigo do artigo 11 dos estatutos, propomos a esta Assembleia que seja atribuído o título de sócios Honorários pelos serviços prestados, quer na fundação da Associação no passado recente e ao lançamento e desenvolvimento da obra de ampliação e remodelação do quartel sede às seguintes entidades:

Primeiros Corpos Gerentes da Associação; António Ferreira da Costa; engenheiro Alberto Cardoso Barbosa de Matos; Câmara Municipal de Palmela; Governo Civil de Setúbal.

Constituição da primeira lista da Associação

Assembleia Geral
Presidente – Álvaro José da Costa Tavares
Vice-Presidente – José Alexandre Serrão Mora
Primeiro Secretário – Celestino Leitão da Cruz Moreira
Segundo Secretário – João Fernando da Costa Tavares  

Direção
Presidente – António da Cruz Moreira                     
Vice-Presidente – António Francisco Guerreiro      
Primeiro Secretário – Francisco Pinheiro Pimentel   
Segundo Secretário – Manuel Modesto Cravinho
Tesoureiro – António Cardoso Batista Esteves
Primeiro Vogal – Augusto Oliveira Santos              
Segundo Vogal – Francisco Mendes Cristina  

Conselho Fiscal
Presidente – Joaquim de Moura Guerreiro Amador
Vice-Presidente – Matias Veríssimo dos Santos Gomes
Secretário Relator – João Eduardo Morais P. Amorim

Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, encerrou a sessão cerca das vinte e três horas e quarenta e cinco minutos. Da referida sessão de trabalhos, foi lavrada a presente ata, que depois de lida em voz alta e tendo sido considerada correta, vai ser assinada por todos os membros da mesa da Assembleia Geral, e por mim Primeiro Secretário da mesa da Assembleia Geral, que a redigi e subscrevo.

Pinhal Novo, 29 de abril de 1994.

O Presidente da Mesa

_______________________________
João Augusto da Cunha Cabete