Ata nº 10 – Assembleia Geral

No primeiro dia do mês de março, do ano de mil novecentos e cinquenta e seis, às vinte e uma horas e trinta minutos, reuniu-se a Assembleia Geral Ordinária da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, na respetiva sede.

Aberta a sessão, o senhor Presidente, depois de justificar o atraso verificado para a reunião da Assembleia, pediu a dispensa da leitura da ata da sessão anterior, pedido que foi aceite por unanimidade.

Depois de terem sido convidados as sócios a usar do uso da palavra, focando assuntos estranhos à ordem dos trabalhos, porque nenhum dos presentes o quisesse fazer, o Presidente da Mesa deliberou que se entrasse, digo, que se procedesse à eleição dos novos corpos gerentes.

Aprovada por aclamação a lista apresentada, a gerência para o ano de mil novecentos e cinquenta e seis, será constituída pelos seguintes senhores:    

Assembleia Geral 
Presidente – Álvaro José da Costa Tavares
Vice-Presidente – António Francisco Guerreiro
Primeiro Secretário – Celestino Leitão da Cruz Moreira
Segundo Secretário – Manuel Modesto Cravinho

Direção 
Presidente – António da Cruz Moreira
Vice-Presidente – António Cardoso Batista Esteves
Primeiro Secretário – Manuel Domingos Fialho
Segundo Secretário – Gilberto Domingos
Tesoureiro – Francisco Mendes Cristina
Primeiro Vogal – Emílio Xavier Simões
Segundo Vogal – Afonso Pinho Cordas

Conselho Fiscal
Presidente – Arnaldo da Silva Mendes
Vice-Presidente – Francisco António Bento
Secretário Relator – Matias Veríssimo dos Santos Gomes

Seguidamente foi lido o relatório e foram apresentadas as contas da gerência do ano de mil novecentos e cinquenta e cinco, pelo Presidente da Direção que em seguida, fez algumas considerações acerca da vida da Associação, realçando as dificuldades encontradas. Aludiu também ao sorteio em marcha, cuja verba se destinará à construção das novas instalações da Associação e manifestou o desejo de pensar a haver mais interesse, pelo menos, pelos habitantes da localidade e muito especialmente pelos sócios da Associação.

O Presidente da Mesa submeteu à apreciação da Assembleia as contas apresentadas, que foram aprovadas por unanimidade e lamentou o fato do Conselho Fiscal não se ter feito representar, ou pelo menos enviar o seu parecer acerca da gerência do ano transato.

Depois de ter posto em relevo a dedicação manifestada durante os três anos anteriores, pelo Presidente da Direção, senhor António da Cruz Moreira, propôs a Assembleia que aprove um voto de louvor e de gratidão (ao seu) àquele Presidente, a todas as pessoas que direta ou indiretamente têm contribuído para o prestígio da Associação e ainda para o seu Comandante e respetivo Corpo Ativo. Aprovado por unanimidade o voto, o senhor Presidente da Assembleia Geral deu por encerrada a sessão às vinte e três horas e foi lavrada a presente ata que vai ser assinada pelo Presidente e por mim, secretário que a escrevi.

Pinhal Novo, 1 de março de 1956.

O Presidente da Mesa

_______________________________
Álvaro José da Costa Tavares